segunda-feira, 25 de junho de 2012

Bolo mármore de alfarroba e laranja



O primeiro domingo de verão deste ano foi passado entre amigos na praia. Estivemos bem longe do Algarve, mas levei até este areal os sabores dessa terra onde vivi alguns anos e onde fui muito feliz. O brilho do sol lá é inesquecível, assim como as praias calmas e as águas quentes.

Também os sabores do Algarve são impossíveis de esquecer. Os doces coloridos á base de amêndoa com vários formatos ficaram-me guardados na memória, assim como o cheiro das alfarrobas, que crescem a par de laranjeiras e amendoeiras que quando em flor cobrem a paisagem de branco e rosa. Terá sido essa paisagem que impediu uma princesa Nórdica de morrer de saudades da sua terra coberta de neve, eu não sei se é verdade, mas sei que é essa paisagem que me faz voltar lá muitas vezes!

Para matar saudades e para partilhar com os meus amigos estes sabores que me são tão especiais fiz um bolo mármore com farinha de alfarroba e laranja. Esta farinha substituiu o chocolate da receita original e fez com que ficasse um bolo muito macio e com um sabor diferente do normal. O bolo foi um sucesso e toda a gente gostou, eu achei que podia levar um bocadinho menos de açúcar, mas mesmo assim é uma receita que tenciono repetir.


Para o bolo precisei de :

4 ovos
1 + ½ chávena de açúcar
1 chávena de iogurte natural
2 chávenas de farinha
3 colheres de sopa de farinha de alfarroba
Raspa de 1 laranja
Sumo de ½ laranja
1 colher de chá de fermento
Manteiga para untar a forma

Preparação:

1: Comecei por bater os ovos com o açúcar, até obter um creme esbranquiçado.
2: Juntei a farinha e o fermento ao preparado anterior, de seguida adicionei o iogurte e envolvi tudo muito bem.
3: Dividi a massa em duas partes iguais. A uma dessas partes adicionei a farinha de alfarroba  e á outra a raspa e o sumo de laranja.
4: Numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha alternei as duas massas. Levei a cozer em forno pré-aquecido a 180ºC por 45 minutos (fui verificando a cozedura com um fio de esparguete).

14 comentários:

  1. Quando eu voltar, quero provar estes, porque ainda não sei qual a minha ideia sobre a alfarroba. :)

    ResponderEliminar
  2. Parece-me que já sei qual é o próximo bolo que vou fazer :D

    ResponderEliminar
  3. Isso não se faz :) Eu este ano não tenho férias e a primeira imagem é logo uma praia linda com um bolo fantástico à frente...
    Um beijinho e boa semana :)

    ResponderEliminar
  4. Hummm, que bolo delicioso!!! Muito bom de certeza!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que bolinho bom e as fotografias são lindas! Que vontade de ir de fériaaaas!!!

    ResponderEliminar
  6. Parece-me um bolo perfeito para levar para a praia :) Apesar de nunca ter provado nenhum com farinha de alfarroba (já tenho alguns em mente) fez-me lembrar o Algarve, e este por sua vez associo logo à praia!

    ResponderEliminar
  7. ESSE BOLO DEVE SER MESMO UMA DELICIA,GOSTO MUITO DO SABOR ALFARROBA.
    BJ

    ResponderEliminar
  8. Deve ser bom ter-te como amiga :D Mimas tanto os teus amigos, que sortudos ;)

    Eu adoro alfarroba em doces, dá um sabor único e maravilhoso tendo aquele toque especial :)

    Ficou perfeito o bolo, parabéns! :)

    ResponderEliminar
  9. O bolo estava muito bom =)
    E a companhia para o meu 1º dia de praia de 2012 ainda melhor
    Beijos BFF =)

    ResponderEliminar
  10. Olá Vera!
    Muito Obrigada pela visita e pelo comentário deixado no meu blog.
    Já me fiz seguidora do teu blog, pois adorei tudo o que tens aqui publicado.
    Este bolo está com um aspecto tão delicioso.
    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Um bolo mármore bem diferente e de certeza muito bom!
    Assim na praia deve ter sabido ainda melhor!
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Que rico.

    http://anyolcocina.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Não sei se fiquei com mais água na boca do bolo se das fotos da praia. Apesar de viver à beira mar e de ter o mar à porta de casa...não é o mar do Algarve! A água por aqui é gelada e o vento normalmente uma constante....
    Adorei o blog
    Beijos
    Ana

    ResponderEliminar

Entrecostos não se discutem, mas podem-se comentar: