quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Tiramissu de vinho do Porto



Depois de alguns dias de pesquisa em revistas e livros de culinária, após quase desistir de participar no PASSATEMPO de aniversário  -"Vinho meu, minha Tentação” da Lenita, autora do blogue Tentações sobre a mesa, lá me veio a inspiração. Naturalmente sou uma pessoa criativa, gosto de cozinhar, de preparar surpresas, tenho jeito para trabalhos manuais e ideias para actualizar aqui o blogue, mas desta vez as ideias tardaram…Dei por mim várias vezes a imaginar sobremesas com vinho, mas dificilmente conseguia dar o devido destaque ao ingrediente principal, o vinho. Pensei  em fazer um prato salgado, mas nenhum deles  me pareceu adequado para uma festa de anos.

Domingo acordei resolvida a fazer tiramissu e porque não usar essa receita para o passatempo da Lenita? Fui ao supermercado, comprei as coisas que precisava e uma velinha. Depois foi só usar a imaginação e preparar uma sobremesa deliciosa.

Espero que seja do teu agrado Lenita, cá em casa adoramos. Tenho a certeza que vou repetir esta receita muitas vezes. Mais uma vez PARABÉNS ao teu blogue e a ti por o manteres original e único.


Para o tiramissu precisei de:

3 ovos grandes
60 g de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado
Palitos de La Reine
250 g de queijo mascarpone
1 dl de café forte levemente açucarado
1 dl de vinho do Porto
Chocolate em pó

Preparação:

1: Em primeiro lugar comecei por separar as gemas das claras. Bati as claras em castelo.
2: Depois bati as gemas com os dois açúcares até se formar um creme esbranquiçado. Adicionei o queijo ao creme anterior  e bati novamente.
3: Envolvi  as claras em castelo ao preparado.
4: Passei rapidamente os palitos de La Reine pelo café misturado com o vinho do Porto, e fiz uma camada no fundo de um pirex, polvilhando-os com um pouco de chocolate em pó. De seguida, coloquei uma camada de creme, de palitos  e mais uma de creme.
5: Para finalizar polvilhei com chocolate em pó e deixei no frigorífico até ao dia seguinte.


12 comentários:

  1. Eu provei e estava realmente optimo :) Parabens ao blog da lenita :)

    ResponderEliminar
  2. Querida Vera,
    Agora deixaste-me emocionada!
    Nem sei como começar a agradecer-te todo este carinho, as palavras lindas, o tiramisu e o detalhe tão amoroso da velinha, estou encantada!
    Obrigada por esta dedicatória tão bonita.
    Que maravilhosa receita, ainda bem que tardou a chegar a inspiração porque quando apareceu arrasou!
    Vou certamente experimenta-la qualquer dia, é uma "tentação".
    Um abraço bem apertadinho.

    ResponderEliminar
  3. Adorei a receita!! Deve ficar delicioso :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. hmmm parece delicioso! tenho de experimentar fazer aqui em casa :P

    ResponderEliminar
  5. Ficou uma delicia, acho que ia adorar.
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Uma delícia de sugestão, tenho a certeza que a Lenita vai adorar!

    ResponderEliminar
  7. Sim, uma sobremesa é sempre bom para celebrar!
    Aposto que a Lenita vai adorar :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. o tempo...passa depressa demais.
    Adorei o teu tiramisu :) uma verdadeira tentação :) beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que ideia fantástica. Bela inspiração.

    ResponderEliminar
  10. Que agradável sobremesa! :) Ficou lindíssima e deve ser tão bom! Acreditas que nunca comi tiramissú? :) Tenho que experimentar! Que bela tentação!
    Beijinhos e boa sorte para o passatempo ;)
    Bom fim de semana!*

    ResponderEliminar
  11. Cá está outra receita que nunca fiz, mas olha que o aspecto é bem tentador Vera!
    Ficou fantástico!

    Bons cozinhados *
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Este tiramisu tem mesmo muito bom aspecto. Deve estar fantastico.
    bjs

    ResponderEliminar

Entrecostos não se discutem, mas podem-se comentar: